O que é amar o próximo?

Oi meninas!
Hoje eu quero muito escrever sobre o amor, e especificamente, sobre amar o próximo.
   É uma coisa bem interessante, se vocês forem refletirem.
   Aliás, te faço um convite! Quer refletir comigo?



 Atualmente, tem sido um pouco raro pra mim não encontrar alguma demonstração de amor. Mesmo as pequenas coisas.. Tudo tem amor! 
   Você dar um abraço, cumprimentar alguém com carinho, dar um bom dia animado, gastar seu tempo com alguém. Tudo tem amor, afeto discreto, respeito. Respeitar alguém é um ato de amor.
Mas e quando o "próximo", sai do sítio amigos/parentes/conhecidos? E quando o próximo não é seu vizinho ou seu irmão, mas sim alguém que você talvez nem tenha notado..? É um pouco difícil estender a mão a um morador de rua, não é?

Três coisas que te impedem de demonstrar afeto/ compreensão ou respeito por alguém desconhecido, superficialmente julgado como inferior:
♥A pergunta "porquê"
♥Zona de conforto
♥Medo da reação seguinte

   Você já imaginou se, toda vez que você cogitasse se aproximar de alguém (necessitado/ não necessitado), não houvessem esses três impedimentos? Então não haveria nada que o fizesse pensar duas vezes. E não pensando duas vezes, logo você faria. 

Aliás, o que é afeto/ compreensão e respeito? Qual a ligação desses três valores com o amor?
   Muitas pessoas entendem o amor de formas particulares. O amor, é tudo isso. Ele é um sentimento que pode ser expressado de maneira individual, e, ao mesmo tempo, consegue ser a mesma coisa para todas as pessoas que o sentem. 
   O amor não tem restrições. Eu posso sentir, um deficiente físico/mental pode sentir, um presidiário pode sentir. Eu posso sentir por uma pedra; ainda será o mesmo sentimento. Eu posso sentir o amor ainda sem compreender o que ele é; ainda será amor.
   E se ele compreende os sentimentos de afeição à alguém/algum objeto, a compreensão em alguma coisa/ situação/ pessoa, e o respeito pelos mesmos, seria ele uma combinação de tais coisas?

Como amar alguém, além de conhecidos?
   Para amar, primeiramente, temos que nos aproximar. E o desafio maior em amar o próximo está bem aí: se aproximar, com tantos obstáculos que nos separam cada vez mais.
♥ Classes
♥ Empregos
♥ Nossa zona de conforto
♥ Ideologias
♥ Pré-conceitos
♥ Interesses
  Como se aproximar de alguém, tão diferente? É difícil, não é? Aí entra a palavra chave: humildade.


A humildade e o orgulho
  Se você me disser: "Ana, eu não tenho orgulho", eu vou te dar uma má notícia. O orgulho faz parte de nós, é algo que construímos e com o tempo, podemos evoluir, fazendo com que ele diminua consideravelmente, ou também temos a opção de fazê-lo crescer e aumentar cada vez mais.
  O orgulho é o centro de muitos sentimentos ruins, como a vaidade, a soberba. O orgulhoso, não enxerga o mal que seu orgulho faz, porque ele também cega as pessoas.
  Ele atrapalha nossos progressos, pois faz com que imaginemos que temos qualidades exageradas, que alcançamos níveis de perfeição inexistentes.
  Nos tempos atuais, confundimos humildade com:

♥ Falta de confiança
♥ Insegurança
♥ Depressão
♥ Desprezo
Se você mantiver sua mente humilde, o orgulho se dissipará como a névoa da manhã.
   Parou para pensar? A humildade é, na verdade, a liberdade. Com ela, não temos vergonha de pedir ajuda. Não temos porquê nos preocupar com obstáculos que nos afastam de nossa missão de amor, pois sempre, estaremos cumprindo-a, visto que não temos indagações ao se aproximar de alguém.
   A humildade é a chave em amar o próximo. Ela é atitude voltada para o bem estar dos outros, e, consequentemente, para o seu bem estar. Pois praticando o bem, o mesmo volta a nós.

E quando eu estiver amando o próximo, fazendo uso dos valores de compreensão respeito e afeto?
   Então você estará praticando um ato de amor consigo mesmo. Deus nos dá esse ensinamento: amando o próximo, você ama a Ele e a si mesmo.


Versículos para estudo bíblico:
♥ Tiago 2:8
"Se vocês de fato obedecerem à lei do Reino encontrada na Escritura que diz: "Ame o seu próximo como a si mesmo", estarão agindo corretamente."

♥João 15:12

"O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei."


♥ 1 Pedro 4:8
"Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados."

E meu preferido..
Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.
Logo, ame. Ame muito e ame sinceramente!! Espalhe afeto por onde você for, e nunca negue a si mesmo o sentimento maravilhoso que é amar.